A sarna é uma doença de pele que pode acometer animais e seres humanos. Incomodativa, deve ser tratada o quanto antes para evitar que espalhe para outros seres vivos e piore a condição do afetado. Para isso, saiba quais os melhores tratamentos e qual o melhor sabonete para sarna.
O que é a sarna?
A sarne é uma doença contagiosa conhecida também como Escabiose. Transmitida pelo ácaro Sarcoptes Scabiei, infecta a pele e provoca sintomas extremamente agradáveis, tais como:
- Ardência;
- Coceira;
- Vermelhidão.
Algumas vezes, essa doença pode vir acompanhada também com a febre, mas casos desse tipo são extremamente raros. Em geral, a doença é tratada com remédios indicados por um médico. Porém, existem sabonetes e demais componentes que podem servir para o alívio e cura dessa doença.
Auxílio natural com o melhor sabonete para sarna
Além dos remédios, os sabonetes também tem um papel muito importante na cura da sarne. Escolher o melhor sabonete para sarna, pode tornar muito mais fácil o processo de recuperação da mesma. Afinal, é preciso uma limpeza minuciosa, mas que não agrida a pele já machucada.
Além disso, é indicado tomar banhos quentes de 2 a 3 vezes por dia, para evitar a higienização das feridas e proliferação dos fungos. O azeite de oliva morno, também pode servir para acalmar a pele. Porém, os sabonetes ainda são a forma mais prática e rápida de aliviar o desconforto, já que é necessário tomar banho várias vezes ao dia.
Aloe Vera
A babosa, conhecida também como aloe vera, é uma ótima forma de combater diversos problemas de pele, seja a falta de hidratação, poros dilatados, cicatrizes visíveis demais e, com certeza, a sarna. Por isso, confirmar se tal componente está presente nos sabonetes e shampoos, é uma ótima forma de aliviar o incômodo.
Para isso, verifique se o sabonete possui uma quantidade considerável de aloe vera e, dessa forma, utilize-o sempre que for tomar banho. Porém, é preciso estar atento para sempre utilizar sabonetes líquidos, a fim de evitar que o fungo passe para outras pessoas ou seja devolvido à pele.
Melhor sabonete para sarna com camomila
A camomila é ótima para clarear manchas na pele, para ser consumida como chá e, também, para aliviar coceiras, repuxamento da pele e desconforto. Justamente por isso, ela pode ser usada tranquilamente para o tratamento da sarna.
Porém, é importante frisar que a mesma não deve ser utilizada isoladamente, já que isso pode não matar o vírus e apenas aliviar o desconforto. Para isso, procure sabonetes líquidos que contenham a camomila como ingrediente principal.
Quanto mais natural o sabonete, maior as probabilidades de o mesmo auxiliar na hora do tratamento. Afinal, a pele se encontra extremamente irritada e inflamada, logo, a camomila alivia essa sensação através das propriedades calmantes naturais.
Além disso, caso prefira, a mesma pode ser utilizada pura. Ou seja, o corpo pode ser lavado com camomila, de 1 a 2 vezes por dia para, assim, aliviar a coceira, irritação e vermelhidão.
Melhor sabonete para sarna
Sem dúvida, o Sanasar é considerado uma referência no tratamento contra a sarna. Produzido à base de benzoato de benzila, tem maior eficácia em penetrar nos poros e atacar os parasitas que insistem em se instalar no corpo.
Assim, é conhecido por ser um produto de efeito altamente eficaz e ágil. Logo, na primeira ou segunda utilização, já é possível sentir os efeitos na pele, já que o mesmo alivia a coceira e vermelhidão. Muitas pessoas, inclusive, relatam a cura da coceira já na primeira utilização.
Porém, é importante frisar que o produto jamais deve ser aplicado em peles que se encontram com alguma queimadura ou feridas abertas. Isso porque pode apresentar um efeito muito agressivo e colaborar para que a situação da pele aumente.
Em relação à sua utilização, é preciso aplicá-lo durante o banho, com a pele molhada até que o mesmo comece a liberar espuma abundante. Por se tratar da sarna, não tenha pressa e nem preguiça para lavar a pele.
Ou seja, passe o sabonete muito bem por todos os locais afetados, se certificando de não deixar nenhuma região do corpo sem identificação. O mesmo deve ser aplicado no máximo 1 vez por dia. Além disso, em situações onde há mais de um infectado, é recomendado que todos realizem o tratamento com seus sabonetes individuais e ao mesmo tempo.
Porém, converse sempre com o médico antes de fazer a utilização do produto. Até mesmo porque, em peles sensíveis demais, e que estarão em situação pior por conta da sarne, o sabonete por ter um efeito adverso e causar reações semelhantes a uma queimadura. Logo, a pele pode apresentar:
- Bolha;
- Irritação;
- Coceira;
- Ardência.
Como evitar a sarna?
Para evitar a contaminação com a sarna, é preciso estar muito atento aos ácaros em roupas próprias ou de demais pessoas. Como é uma doença altamente contagiosa e muito propensa a causar surtos de contaminação, é preciso sempre ter muito cuidado com os meios de proliferação.
Ou seja, evite ao máximo usar roupas de outras pessoas, deixar roupas amontoadas e sujas no chão ou dentro do guarda-roupa. Manter as vestimentas sempre limpas, organizadas e arejadas, é uma ótima forma de evitar a sarna. O mesmo serve para roupas de cama.
Além disso, o compartilhamento de objetos pessoais, como esponjas e pincéis de maquiagem, também podem carregar uma boa probabilidade de contaminação. Portanto, tente, sempre que possível, utilizar somente aquilo que é seu.
Importante frisar também que a sarna passa dos humanos para os animais e vice-versa. Portanto, caso queira ajudar um animal com sarna, sempre utilize proteção descartável, como luvas, alguma roupa sem maiores utilizações, máscara, etc.
Assim que resgatar o animal, leve-o para o veterinário o mais rápido possível para que o estado não se agrave. Além disso, é muito importante estar sempre com as vacinas em dia, e isso inclui todos os membros da família, bem como animais de estimação.
Considerações finais
Jamais negligencie os tratamentos médicos nesse e em nenhum caso. Mesmo ao utilizar o melhor sabonete para sarna para aliviar os sintomas, é preciso contar sempre com um médico para receber o diagnóstico correto, bem como instruções corretas sobre isolamento social, etc.
Deixe seu Comentário