O que seríamos nós, seres humanos, sem um bom desodorante? Principalmente quando o assunto é sobre o público feminino, um bom cosmético faz toda a diferença, principalmente quando se trata do melhor desodorante feminino e quais características ele precisa ter. Confira!
A importância do desodorante
Desde muito jovens, somos ensinadas a nos adaptarmos às rotinas de beleza e higiene. Nesses momentos, os produtos utilizados fazem toda a diferença, muitas vezes sem nos darmos conta. Além disso, é uma ótima forma de ter maior cuidado com a pele.
Logo, a escolha e uso de um desodorante incapaz de atender todas as necessidades da sua pele, pode resultar em constrangimentos para si própria e para terceiros. É comum que muitas mulheres sintam-se inseguras em relação às axilas, por isso, escolher o melhor desodorante feminino faz diferença!
O tipo de pele, componentes do produto e demais características, influenciam de forma muito forte na coloração da axila, crescimento dos pelos, suor e odor. Portanto, é preciso estar sempre atenta ao que será escolhido.
Isso porque, diferente do resto do corpo, não existe um tipo de pele específico para a axila. Ou seja, essa região corporal tem particularidades muito diferentes, principalmente no que diz respeito à sensibilidade na região.
Assim, é muito comum que algumas mulheres sejam alérgicas, sensíveis ou não consigam encontrar um desodorante que se adapte da forma desejada. Dependendo de cada caso, algumas vezes é indicada a consulta com um dermatologista para saber qual é o produto mais adequado.
Melhor desodorante feminino
Em alguns casos, algumas mulheres apresentam um odor natural mais forte na axila, que se intensifica com o uso de tecidos quentes ou em estações de forte calor, como o verão, que é um dos principais responsáveis pela transpiração excessiva.
Portanto, três dicas básicas podem auxiliar na hora de escolher o melhor desodorante feminino. São elas:
- Absorção de umidade;
- Aerosol;
- Suavidade.
Mulheres que suam excessivamente tendem a sempre escolher os desodorantes que possuem ação antitranspirante. Com isso, é possível inibir a transpiração em excesso e garantir maior segurança e autoconfiança.
Porém, hoje em dia já é possível encontrar desodorantes que absorvem a umidade da pele e inibem a proliferação de bactérias e demais odores causados pelo suor em contato com o odor natural da pele. Algumas substâncias, como o óxido de magnésio, são ótimas opções para absorver a umidade.
Além disso, o desodorante aerosol também é um papel importante. Considerado o melhor desodorante feminino, é de fácil aplicação e pode ser reaplicado caso necessário. Se você possui a sudorese excessiva, esse tipo de desodorante é o mais indicado e agradável.
Outra questão que gera polêmica, é em relação à fragrância do desodorante. O fato é que, prefira desodorantes com aroma suave e que possuam uma composição também suave. Logo, a suavidade é algo extremamente importante em diversos quesitos.
Afinal, é comum que haja a necessidade de reaplicar o produto e, nesses momentos, um produto com aroma mais marcante pode criar camadas de cheiro e se tornar enjoativo quando misturado com o suor e o odor da pele.
A suavidade também é muito importante na questão, também, da reaplicação. Caso se trate de um desodorante cheiroso, agradável, porém agressivo, a reaplicação pode causar uma certa alergia na região.
Atenção aos riscos
Alguns componentes químicos presentes no desodorante, podem causar riscos tanto à saúde humana quanto ao meio ambiente. São eles:
- Parabenos;
- Sais de alumínio;
- CFCs.
Os Parabenos são um tipo de molécula que atua como um perfeito conservante. Altamente utilizado em grande parte dos cosméticos, alimentos, remédios e, claro, desodorantes, é um dos maiores responsáveis pelo câncer de mama e pelo envelhecimento precoce.
Além disso, os Sais de Alumínio também estão presentes no desodorante como uma forma de bloquear a produção de suor. Mesmo que seja uma ação útil na hora de escolher o melhor desodorante feminino, é preciso encontrar produtos que estejam livres desse componente.
Por último, os CFCs foram banidos, até onde se sabe, de todos os produtos. Afinal, eram altamente potentes e quando lançados, tinham a capacidade de literalmente destruir a camada de ozônio. Além disso, sua capacidade é altamente potente de causar câncer e ser inflamável.
Portanto, na hora de escolher o melhor desodorante feminino, opte pelos hipoalergênicos livres de tais componentes. Afinal, é possível criar uma fórmula menos agressiva e que possua alta eficácia na hora de combater odores, produção de suor, manchas, etc.
Métodos alternativos
É comum que algumas mulheres sintam algum tipo de aversão com cosméticos que possuam componentes químicos ou simplesmente não se sintam bem com a utilização dos desodorantes. Para isso, exitem alguns meios alternativos de utilizar um produto cheiroso. Algumas opções, são:
- Leite de Rosas;
- Talco;
- Desodorantes caseiros.
Cada um deles possui uma formulação diferente e uma forma diferente de aplicação. Porém, é uma ótima forma de evitar odores desagradáveis, suor em excesso e, ainda assim, evitar a utilização de desodorantes.
Como identificar o melhor desodorante feminino?
Os desodorantes que são disponibilizados no mercado, podem ser encontrados em diversos formatos e componentes. Além disso, o método de aplicação também pode ser diferente em muitos casos e é uma das formas de obter melhores resultados.
Em geral, os mais utilizados, são:
- Spray ou aerosol;
- Roll On, creme ou stick.
O desodorante em spray ou aerosol é muito indicado para as mulheres que optam por excluir a depilação da sua rotina ou que procuram um tipo de desodorante que possua ágil aplicação. Nesse formato, é possível observar uma absorção maior e evita possíveis incômodos.
Porém, os desodorantes em Roll On, creme ou stick são indicados para mulheres idosas ou mulheres em geral que possuam a pele seca ou sensível. Afinal, esse tipo de desodorante, quase sempre, possui componentes hidratantes.
Em relação à aplicação, os desodorantes de spray ou aerosol, devem ser aplicados de 15 a 20 centímetros de distância da pele. Afinal, podem causar ardência ou queimadura quando estão muito próximos.
Já o desodorante que se apresenta como roll on, creme ou stick, é aplicado diretamente na pele. Porém, cuide para que a pele consiga respirar. O desodorante em creme, considerado o melhor desodorante feminino, deve ser sempre, sem exceção, aplicado com uma espátula.
Deixe seu Comentário