Você já ouviu falar sobre os benefícios da vitamina C para a saúde? Acredita-se que a vitamina C, ou ácido ascórbico, dê suporte à imunidade. Essa crença é verdadeira!
Mas que outros benefícios a vitamina C pode oferecer? Esse nutriente pode ser encontrado em diferentes fontes de alimentos, mas, de acordo com muitas pesquisas, seu uso na pele pode trazer vários benefícios.
No artigo de hoje, falaremos mais sobre a vitamina C na pele, explicando quais são os usos e os benefícios que ela traz. Confira!
O que é a vitamina C e como ela age na pele?
A vitamina C é um potente antioxidante que neutraliza os radicais livres, que são gerados pelo nosso corpo quando exposto a certas condições, como raios UV e poluição.
Os radicais livres podem impactar negativamente o DNA, os lipídios e as proteínas, causando uma variedade de doenças, danificando as células e prejudicando a capacidade da pele de se reparar, diminuindo a produção de colágeno. Isso pode resultar em rugas, embotamento e tom de pele irregular.
A aplicação de vitamina C pode ajudar a pele a lidar com o estresse oxidativo, pois regula a síntese de colágeno, apoiando a hidroxilação das moléculas de colágeno, o que é necessário para sua estabilidade extracelular e sustentação da epiderme.
Também aumenta a taxa de proliferação de fibroblastos (células produtoras de colágeno), capacidade que diminui naturalmente com a idade.
Veja também:
- Melhor sérum de Vitamina C para o rosto
- 5 melhores produtos para cuidar da pele do rosto
- 6 melhores esfoliantes para o rosto
Quais são as diferentes formas de vitamina C?
- Ácido ascórbico: A forma mais potente. É muito instável, reagindo ao calor e à luz. Ele precisa funcionar em um pH mais baixo para ser eficaz, o que aumenta a chance de irritação.
- Fosfato de ascorbilo de magnésio: Uma forma solúvel em água ideal para clarear, mas não é tão eficaz quanto um antioxidante.
- Fosfato de ascorbilo de sódio: Muito mais estável nas formulações e prova ser mais suave para a pele.
- Ácido etilascórbico: Estável tanto em óleo como em água, funciona bem como antioxidante. No entanto, suas habilidades de aumento de colágeno não são tão eficazes.
- Ascorbil glicosídeo: Solúvel em água e, embora não seja tão potente, ainda se mostra eficaz para aumentar a produção de colágeno e inibir a formação de melanina.
- Palmitato de ascorbila: Um derivado lipossolúvel que não é tão amplamente utilizado, porque não tem maior eficácia para clarear e reduzir as rugas.
- Ascorbato de tetrahexildecil: Uma forma solúvel em óleo que penetra na pele mais profundamente e mais rápido do que outras formas.
Benefícios da vitamina C na pele
Para ter todos os benefícios da vitamina C na pele, além do consumo oral, você também pode usar a vitamina C topicamente (como um creme ou sérum) e colher os benefícios.
O sérum estimula o colágeno e protege a pele de outros fatores prejudiciais, como a poluição. Veja alguns dos benefícios agora:
Melhora queimaduras e feridas
Pesquisas recentes mostram que a vitamina C pode acelerar a cicatrização de feridas e diminuir a necessidade de ventilação em pacientes com queimaduras graves. Os antioxidantes da vitamina C também ajudam no tratamento de lesões de queimaduras.
Uma dose alta de vitamina C também é capaz de reduzir o vazamento capilar após uma queimadura. E, pelo fato de a vitamina C suportar o crescimento de novos tecidos e pele, ela funciona muito bem para sarar queimaduras e feridas.
Trata queimaduras solares
Por possuir propriedades antioxidantes, a vitamina C desempenha um papel na síntese de colágeno que ajuda no tratamento de queimaduras causadas pela exposição ao sol. A ingestão oral de vitamina C, ou mesmo a aplicação direta de sérum de vitamina C sobre a pele, pode ajudar a melhorar a condição.
Porém, é importante observar que a vitamina C deve ser usada somente como complemento ao protetor solar, mas jamais como um substituto.
O nutriente também pode ajudar a reduzir os efeitos do eritema induzido por UVB (vermelhidão superficial da pele).
Ajuda no Tratamento do Eczema
Uma forma alternativa de tratar o eczema é fazendo uma combinação de vitamina C e zinco. Ingerir de 500 a 1000 mg de vitamina C e 15 mg de zinco todos os dias pode ser uma cura em potencial, sugerem estudos.
Protege contra a descoloração da pele
A vitamina C também atua na proteção do DNA contra reações fotoquímicas que podem causar tumores, descoloração da derma e vários tipos de câncer de pele.
A vitamina inibe a produção de dímeros de pirimidina, os quais são a principal causa de melanomas na pele. Ela ajuda a clarear a descoloração escura, como sardas e manchas de idade, e ajuda as pessoas a conseguir uma pele mais jovem e mais suave.
Melhora a textura da pele
O colágeno presente na vitamina também melhora a estrutura para os vasos sanguíneos. Com isso, os minúsculos vasos sanguíneos sob a pele transportam oxigênio e nutrientes que mantêm a pele saudável.
Um fato é que a pele sem os nutrientes suficientes se torna áspera e seca. Mas o uso de cremes e produtos de pele que contenham vitamina C melhoram a aparência e a textura.
A vitamina C aumenta a formação de elastina, responsável por engrossar, proteger e curar as células da pele. O efeito espessante ajuda a conter a umidade, aumentando a circulação da pele e preenchendo a superfície da cútis.
Quais são os prós e contras do uso da vitamina C na pele?
Os profissionais recomendam que os usuários usem vitamina C uma vez por dia. Contudo, é bom evitar o uso de vitamina C com peróxido de benzoíla, AHAs, BHAs ou retinol.
Esses componentes não apenas se anulam, mas podem causar irritação e vermelhidão na pele. Em vez disso, use vitamina C durante o dia e um desses outros ingredientes à noite.
Com fórmulas de alta porcentagem de vitamina C, você precisa ser cauteloso com o uso de ácidos e altos níveis de esfoliação.
Normalmente, é melhor aplicar séruns de vitamina C puros para garantir a penetração na pele. Deixe absorver por um minuto antes de aplicar o hidratante.
Gostou do conteúdo? Compartilhe-o com mais pessoas que também gostam de saber tudo sobre os cuidados com a pele!
Deixe seu Comentário