Às vezes, o segredo para deixar a pele viçosa, macia e linda, é escolher o esfoliante corporal mais adequado. No entanto, essa tarefa nem sempre é simples, já que é preciso ter um bom conhecimento sobre seu tipo de pele e o que ela precisa. Acompanhe!
Esfoliante corporal
Comprar um bom esfoliante corporal, não significa necessariamente que ele precisa ser caro, possuir perfumes e diversos ingredientes estranhos e que muitas pessoas nem sequer ouviram falar. Um grande exemplo de esfoliante, é a borra do café.
Já que os esfoliantes servem como uma forma de renovar a pele, a borra do café oferece o mesmo efeito, mas de uma forma um pouco superficial. No entanto, na ausência de um creme esfoliante de verdade, dá um ótimo e belo efeito.
Em suma, o esfoliante é um produto que recebe esse nome por conta dos pequenos grânulos que contém. Tais grânulos podem ser sentidos de uma forma áspera, porém suave, na pele. Com esse efeito abrasivo, oferecem a renovação da cútis, já que removem células mortas, sujeiras e demais acúmulos indesejados.
Para garantir o efeito desejado, a indicação é que a esfoliação seja feita, pelo menos, uma vez por semana. No entanto, isso pode variar conforme os eu tipo de pele e o grau de abrasividade e tamanho dos grânulos.
O esfoliante para cada tipo de pele
Mesmo que a intenção seja causar um efeito abrasivo para remover as células mortas da pele, o esfoliante corporal, dependendo de qual é, pode também oferecer hidratação e luminosidade. No entanto, é preciso levar em conta que a pele corporal pode ter partes mais sensíveis e outras menos.
A região das coxas, por exemplo, pode apresentar grande sensibilidade por ser um local onde há maior sensibilidade da pele. Além disso, muito se engana quem pensa que a pele do corpo não possui oleosidade e características diferentes.
Em uma pele corporal sensível, por exemplo, é preferível que a esfoliação seja feita com grânulos bem pequenos e delicados. Em relação à quantidade de vezes, o processo pode ocorrer uma semana sim e uma semana não.
Já em uma pele seca, é possível notar uma grande ausência de lipídios. Uma das características desse tipo de pele, é justamente o toque seco e áspero. Logo, o esfoliante deve ser à base de óleos, como óleo de avelã ou coco.
Além disso, a pele sensível exige, também, grânulos de menor abrasividade e a esfoliação deve ser sempre seguida de uma hidratação de sua preferência.
Em contra partida, nas peles corporais que se apresentam mais oleosas e com uma grande quantidade de suor, é conveniente realizar uma esfoliação por semana. Em geral, esfoliantes a base de café, ingredientes refrescantes (gengibre, hortelã, etc) ou então, esfoliantes em gel.
Como escolher o melhor?
Para escolher o melhor esfoliante corporal, é preciso estar sempre atento em algumas características. Por exemplo:
1. Marca
Como mencionado no início do artigo, nem sempre o preço é um fator determinante para garantir a qualidade do esfoliante, mas a sua marca precisa ter qualidade e procedência. Afinal, sempre existem peles sensíveis e que se adaptam muito bem à marca mais desconhecida do mercado, por exemplo.
De qualquer forma, muitas marcas podem possuir características que conquistarão o consumidor. Pessoas vaidosas, por exemplo, mas que não consomem nada que tenha ingredientes de origem animal, podem optar por marcas veganas, como a Lolla.
2. Aroma
O aroma é um fator determinante para a grande maioria dos consumidores, na hora de adquirir um esfoliante corporal. Os gostos são variados e opiniões são algo muito pessoal, porém, o indicado é que, caso o esfoliante seja usado para o dia a dia, o aroma deve ser mais suave.
No entanto, se a intenção é ter um esfoliante para passar ao chegar em casa depois de um dia cansativo, aromas como Camomila, mel ou flores, pode resultar em um cheiro aconchegante e que transmitirá tranquilidade.
Já os esfoliantes para algum encontro especial, festa ou reunião noturna com os amigos, pode ser de um perfume mais doce e intenso. Logicamente, tudo depende, também, do gosto do consumidor!
3. Custo-benefício
O custo-benefício é uma característica que deve ser sempre analisada na hora de adquirir qualquer produto. Um esfoliante, por exemplo, pode ser de uma marca extremamente famosa, custar caro, mas não oferecer o efeito desejado na pele.
Logo, pode ser mais vantajoso optar por um esfoliante com um preço menor, com ingredientes interessantes e um efeito mais aproximado daquilo que se deseja. Ou então, é sim possível encontrar um produto que seja de uma ótima marca, com valor justo e ótimos resultados na pele.
Os mais procurados esfoliantes
Na dúvida de qual escolher, alguns esfoliantes populares e solicitados entre pessoas de todas as idades, são:
Ekos Castanha – Natura
O Ekos Castanha é extremamente abrasivo e pode ser muito prejudicial para peles sensíveis demais ou secas demais. Porém, ainda assim é extremamente hidratante, já que possui o óleo de castanha. Para quem gosta de produtos naturais, esse é perfeito, já que não possui abrasivos de plástico.
Açúcar em óleo – Avatim
Considerado o melhor em custo-benefício, é um esfoliante corporal bifásico, já que possui o óleo e o açúcar. Isso faz com que os dois ingredientes possam ser usados juntos ou separadamente. Além disso, também contém Cupuaçu e Castanha do Brasil.
Bath Care – Nivea
Com aroma leve, preço muito acessível e toque sedoso, o esfoliante da Nivea é aquele esfoliante perfeito para o dia a dia e que possui um aroma muito suave, o que o torna perfeito para ser usado, também, antes de dormir.
Esfoliante corporal caseiro
Uma forma de poupar dinheiro e usar produtos 100% naturais, é fazendo esfoliantes caseiros. O mais comum e conhecido, é o de café. Porém, é possível também realizar a esfoliação com mel e açúcar e, em seguida, hidratar com babosa.
Os esfoliantes naturais dão um efeito muito bonito na pele, mas precisam de mais tempo para surtir o efeito desejado. Afinal, o efeito é mais superficial e pode durar por pouco tempo. Ainda assim, é uma opção de esfoliante corporal acessível e criativo!
Deixe seu Comentário