Há alguns anos a tendência de óleo de Argan estourou. Ficou tão famoso que foi popularizado como ”ouro marroquino”, e de fato, quase 10 anos após o início da fama podemos perceber que a fama tem motivo!
É extraído a partir da árvore de Argan (Argania Spinosa), encontrada quase que exclusivamente no Marrocos. Um fato interessante é que este óleo é extraído por cooperativas de mulheres, reguladas pelo governo, o que possibilita a geração de renda para famílias africanas e a preservação da floresta de Argan, dessa forma o Fair Trade (comércio justo) é favorecido!
O óleo de Argan é rico em ácidos graxos, em vitaminas A, D e E, é um poderoso hidratante e antioxidante natural, retarda o envelhecimento dos fios, restaura a fibra capilar, fortalece, nutre e revitaliza o couro cabeludo e os fios. Além disso tem o poder de ser protetor térmico e UV natural.
Seus usos nos cabelos são variados, pode ser aplicado nos cabelos molhados, secos, antes do uso do secador, como pré-shampoo, antes de dormir ou ao longo do dia, à medida que sentir necessidade. Além disso, pode ser usado misturado na máscara de tratamento para potencializar os efeitos e antes de processos químicos (consulte sempre seu hair stylist antes de usá-lo assim).
Conheça Melhores Óleos de Argan
Escolhemos quatro opões para resenhar para vocês, tem óleo de argan para todos os gostos e bolsos!
MoroccanOil
É o mais famoso, o grande culpado pelo início do frenesi! Aqui no Brasil a febre começou por volta de 2011 e foi uma verdadeira revolução em termos de óleos finalizadores. O Moroccanoil conquistou muitas fãs por causa do seu cheiro MARAVILHOSO e pelo resultado nos cabelos. Ele deixa os cabelos super macios, sedosos e hidrata MUITO as pontas. É excepcional, especialmente por que ele não deixa os fios macios só na hora, eles permaanecem macios por mais tempo. A textura é viscosa, densa e tem uma corzinha âmbar (atenção para as platinadas, ele pode amarelar um pouquinho o cabelo). A marca expandiu muito nos últimos anos, hoje conta com uma linha completa de produtos e acessórios para cabelo. O único defeito é o preço, que é mais salgadinho que as outros listados.
Óleo Orofluido
É um mix de óleos, sendo um deles o óleo de argan. Tem um cheiro muito gostoso também, com notas de baunilha e âmbar, é grossinho, assim como o Morroccanoil, mas não pesa nos fios e o rendimento é muito bom . Deixa os cabelos sedosos, soltinhos e hidratados, mas sinto que o efeito no cabelo é um pouco menos impactante que o anterior. No entanto, é uma ótima pedida! Óleo MUITO bom, cheiro rico e elegante, além de ser mais barato que o Morroccanoil.
Agora as opções mais baratinhas:
Óleo de Argan OGX
Tem um ótimo custo x benefício, especialmente se Comprado nos EUA, lá essa belezinha pode ser encontrada por míseros 6 dólares! Sua textura é mais líquida, se comparada aos óleos anteriores, é leve, não pesa nos fios e tem um cheirinho delicioso, tão bom que parece perfume. Alinha os fios com categoria, no entanto, o efeito não é tão duradouro, pois os fios absorvem o óleo muito rápido, é excelente para o dia-a-dia e para fios que não estão tão necessitados de um alinhamento tão POWER…
Óleo de Argan Lolla Cosmetics
O mais baratinho (disparado) da lista! Muito acessível, de uma marca nacional que pode ser encontrada em farmácias e lojas de beleza com facilidade, no entanto, o cheiro me incomoda um pouco, tem uma fragrância que lembra perfume masculino e é o mais ”gorduroso/oleoso” da lista, os cabelos podem ficar um pouco ”ensebados” se o uso for exagerado, no entanto, por ser tão baratinho e de uma marca de qualidade tem lugar na lista! Um ponto positivo é sua cor bem transparente, levemente amarelada, as super loiras vão gostar! Além de alinhar os fios e diminuir o frizz.
É imprescindível o uso de óleos, especialmente nas pontas, pois a oleosidade do couro cabeludo não consegue chegar na parte final dos fios, eles ajudam a fechar cutículas, alinhar, melhorar o frizz, previnir pontas duplas e dar brilho aos cabelos. Para as crespas e cacheadas, os óleos são os grandes aliados e podem ser usados em maior quantidade, para as lisas e onduladas podem ajudar a deixar as madeixas liiiindas, mas usem com mais moderação, cuidando para os cabelos não se tornarem excessivamente pesados.
Dica: se seu cabelo estiver quebradiço, sensível, ou pós-química use o óleo de argan como pré-shampoo. Aplique uma quantidade um pouco maior que a usada para leave-in, espalhe no comprimento todo, especialmente onde o cabelo estiver mais ressecado. Desta forma os danos que o shampoo pode causar são minimizados, pelo óleo ajudar as cutículas a se manterem fechadas. Só não faça isso quando for aplicar máscaras de tratamento.
Cuidado: atenção com os óleos ”importados” de marrocos mas sem rótulo, em função da fama, muita gente tem vendido um óleo comum, ”tabajara” como o verdadeiro.
Espero que vocês gostem! Manda essa resenha para as amigas que precisam de um bom óleo finalizador!
Beijos <3
Veja também:
Deixe seu Comentário