Seja no verão ou inverno, proteger a pele dos raios solares é essencial para evitar manchas na pele, envelhecimento precoce e, ainda, vários tipos de doenças, como é o caso do câncer. Por isso, é necessário apostar no melhor protetor solar para prevenir todos esses problemas e deixar a derma mais saudável, jovem e com viço.
Esse produtinho é um grande aliado da saúde e beleza da nossa pele e, por isso, deve ser aplicado diariamente, seja no rosto ou no corpo inteiro, principalmente nas áreas mais expostas ao sol. Vale destacar que a aplicação do protetor solar vale também para os dias mais frios do ano.
Afinal, há riscos de a cútis sofrer com os efeitos nocivos da exposição solar também neste período, já que os raios UVA e UVB, mesmo escondidos, continuam no céu e possuem grande incidência sobre ela. Mas, com tantas opções de protetores solares no mercado, como o escolher o ideal para você?
Para te ajudar na escolha, a seguir, nós vamos listar quais os melhores produtos disponíveis hoje no mercado de cosméticos, mostrar como escolher o melhor protetor solar para o seu tipo de pele e te ensinar a entender melhor algumas informações contidas nos rótulos desses dermocosméticos, como UVA, UVB, PPD e FPS. Vamos lá?
Veja também:
- Qual é o melhor BB Cream para o seu tipo de pele?
- Melhor creme para o rosto: veja 10 produtos mais indicados!
Mas por que usar protetor solar?
O Brasil é um país tropical, isto é, naturalmente com maior incidência de radiação solar durante o ano inteiro. Por isso, podemos dizer que estamos expostos aos raios nocivos do sol o tempo todo, seja no trânsito, na corrida matinal, nos intervalos da escola ou quando levamos o cachorro para passear.
Até mesmo em dias nublados ou mais frios, deixamos a nossa pele exposta ao raios solares. E, como o efeito da radiação solar é cumulativa, quanto mais pudermos proteger a nossa derma diariamente, melhor. Veja alguns dos benefícios de usar protetor solar diariamente:
- Protege a pele;
- Hidrata;
- Evita manchas;
- Previne o envelhecimento precoce, evitando o aparecimento de linhas de expressão e rugas.
5 melhores protetores solares do mercado
1 – Nivea Sun Toque Seco Antissinais (Nivea)
Este é considerado o melhor protetor solar na versão oil free, isto é, que garante um toque mais seco e suave à pele. Sendo assim, ele é ideal também para peles oleosas e mistas, já que ajuda a combater a oleosidade ou brilho excessivo na derma.
Além disso, o produto possui uma textura líquida bem fácil de espalhar. Outra vantagem em usá-lo diariamente para proteção solar é que ele é resistente à água, o que quer dizer que ele não escorre nem mesmo com o suor.
No entanto, a fabricante recomenda a reaplicação em casos de sudorese intensa ou após tomar banho.Pode ser que o Nivea Sun Toque Seco Antissinais demore um pouco a secar também, mas o resultado é de uma pele com toque seco e sem brilho.
2 – Anasol Protetor Solar Facial (Dahuer)
O Anasol Protetor Solar Facial, da marca nacional Dahuer, é perfeito para quem gosta de protetores solares com cor e não dispensa maquiagem no dia a dia. Ele pode proteger a pele, ao mesmo tempo em que cobre imperfeições, função parecida com a de uma base facial de alta cobertura.
Além disso, graças à sua ação antioxidante e presença de vitamina E, ele pode melhorar a circulação sanguínea, além de prevenir flacidez e rugas. A sua fórmula é do tipo hipoalergênica, ou seja, ideal para evitar riscos de alergias. Por esta razão, o produto não possui fragrância.
Em contrapartida, a única desvantagem dele é que é possível encontrá-lo somente em duas cores, clara e média, um ponto negativo para quem tem a pele negra.
Pessoas com a pele oleosa não devem usar esse protetor solar. Isso porque, apesar dele ser oil free e não-comedogênico, não possui na composição ingredientes para peles oleosas, o que significa que pode ser difícil obter um toque seco nesse tipo de derma. Mas pode ser muito eficiente em peles sensíveis.
3 – Episol Sec Com Cor (Mantecorp)
Já pensou usar um protetor solar com uma cor que consegue se adaptar facilmente à qualquer tom de pele? Isso é o que garante a Mantecorp, fabricante do protetor solar Episol Sec Com Cor, que também pode uniformizar a derma e absorver a oleosidade excessiva, devido à tecnologia très sec, específica para peles oleosas.
Para quem tem esse tipo de pele, esse produtinho também promete efeito matte (sem brilho) e toque seco. Ainda, o Episol Sec Com Cor também possui alto poder de proteção, inclusive contra luz visível e infravermelho. Por outro lado, para quem procura um protetor solar com cor que tenha alta cobertura, esse não é recomendado, pois este produto tem cobertura bem suave.
4 – Episol Color (Mantecorp)
A opção de agora vai para peles negras, que podem encontrar no Episol Color, também da Mantecorp, um protetor solar que, além de possuir cor com uma excelente cobertura, ainda é possível ser comprado a partir de 5 tonalidades diferentes de cores, sendo uma delas exclusiva para peles negras.
Sobre o poder de proteção, ele pode ser encontrados também nas versões de 30 e 70 FPS. A dica para utilizar esse produto é para que peles claras invistam em versões com FPS mais alto. Quanto ao acabamento, a fabricante promete toque seco e efeito matte.
5 – Solar Expertise Toque Seco (L’Oréal Paris)
E por último na nossa lista de melhores protetores solares está o Solar Expertise Toque Seco, da consagrada marca mundial L’Oréal Paris. Esse produto possui textura fácil de espalhar e o seu principal benefício é o toque seco, perfeito para quem tem pele oleosa.
A desvantagem é que ele tem aquele cheiro característico de protetor solar, mas é bem suave. Então, pode ser usado tranquilamente por quem não se incomodar muito com o aroma. Outras promessas do Solar Expertise Toque Seco são o controle de oleosidade e redução do brilho na cútis, boas razões para que pessoas com a pele oleosa apostem no seu uso diário.
Também possui excelente resistência à água, o que quer dizer que você pode levá-lo para ir à praia ou pegar uma piscina tranquilamente.
Como usar?
Além de apostar no melhor protetor solar para sua pele, também é preciso saber aplicar o produto corretamente para garantir a sua eficácia. Por isso, cuide para passar uma quantidade generosa na derma, mas sem espalhar muito.
A dica aqui é aplicar o produto em 3 camadas, sendo aplicando uma e esperando secar até reaplicar a próxima. Assim, você garante a aplicação na quantidade certa e a melhor absorção do produto. Outra recomendação é reaplicar o produto a cada 2 horas, após o banho ou sudorese intensa.
No caso de quem for usar maquiagem por cima do protetor, o ideal é não espalhar a make com força para não remover o produto. Aplique a maquiagem leves batidinhas. Assim, você deposita o protetor solar em vez de espalhá-lo.
Veja também:
- Conheça os 10 melhores sabonetes para o rosto
- Melhores maquiagens da Avon: 7 produtos que você precisa ter!
Guia de compra: como escolher o melhor protetor para minha pele?
Muitas pessoas acham que para escolher o melhor protetor solar basta pegar o que tem maior fator de proteção (FPS). No entanto, acertar na escolha do melhor produto vai muito além disso, como verificar quais são os ingredientes da fórmula, se combina com o seu tipo de pele, se é resistente à água ou se possui coloração. Aprenda:
FPS
Quer dizer Fator de Proteção Solar. Mostra quantas vezes a sua pele ficará protegida dos raios UVB (Ultravioleta) ao aplicar um protetor solar. Para quem não sabe, os raios UVB são aqueles que causam queimaduras e aumentam os riscos de câncer. Isto é, se a sua pele demora 5 minutos para ficar vermelha e irritada ao ser exposta ao sol, um produto com FPS 15 a protegerá 15 vezes mais tempo, ou seja, por até 75 minutos.
PPD
Quer dizer Persistent Pigment Darkening e ajuda a proteger a pele dos raios UVA. Esses são aqueles responsáveis por manchas, rugas e flacidez. Enquanto os raios UVB deixam a pele vermelha, os raios UVA deixam a pele bronzeada.
No entanto, também oferece riscos de câncer. Para comprar o protetor solar, o PPD deve ser igual a 1/3 ou mais do que o seu FPS. Por exemplo, um produto com FPS60 precisa de PPD maior que 20. No entanto, como um PPD10 já oferece alta proteção contra os raios UVA, um protetor com FPS30 já é o suficiente.
Ingredientes
Escolha um protetor solar com vitaminas A, C e E, que além de fazerem bem para a pele, ainda potencializam a proteção solar do produto.
Tipo de pele
Peles oleosas devem escolher versões de protetores solares com efeito oil free e não-comedogênico (que evitam a oleosidade excessiva e não entopem os poros).
Para esse tipo de pele, também são recomendados produtos com efeito matte (sem brilho) e toque seco (que evita o aspecto grudento). Peles secas devem usar protetores solares mais hidratantes. Peles sensíveis também precisam de produtos específicos.
Entendeu direitinho qual é o melhor protetor solar para o seu tipo de pele? Compartilhe esse artigo!
Até a próxima!
Deixe seu Comentário